quarta-feira, 4 de maio de 2011

Saiba mais sobre o tempo!

http://blog-canto-b.blogspot.com/2008_10_01_archive.html




A importância do momento presente

Muito se sabe sobre a importância de concentrar nossa atenção no momento presente, de ter mais foco para compreender melhor nossa vida e as situações que se apresentam como desafios a serem vencidos.

Muitas pessoas crêem que a vida é uma escola, que estamos aqui para aprender e que precisamos aproveitar o período em que ficamos neste mundo. Mas será que sabemos o que significa realmente o tempo?
Nossa visão sobre tempo é tão distorcida que se clicarmos no Google para saber sobre o seu significado, aparecerá ?previsões do tempo?. 
O que clima tem a ver com tempo? 
Poucas vezes nos preocupamos com essas terminologias, vivemos como máquinas, que simplesmente servem para produzir alguma coisa. Reclamamos sobre a rapidez das horas que passam; do stress; da loucura e da correria, mas quase nunca questionamos o que está acontecendo conosco. Aprendemos a viver desse modo e achamos que é isso e acabou. 

Tempo é a medida de duração dos fenômenos; período; época... Segundo os Maias e algumas outras teorias que se detém a compreensão deste assunto, o tempo é uma frequência que é somente percebida pela mente. A mente é a consciência produzida pelo pensamento. Fisiologicamente falando, pensamento é um circuito elétrico produzido pelos processos cerebrais, os quais nem vou citar aqui porque não é este o propósito do texto. Mas o que quero propor como reflexão é que nossa mente se comunica com tudo, assim como a natureza. 
Se observarmos a natureza, veremos que ela não segue um tempo linear, reto, como o nosso. A natureza é cíclica e se ocupa apenas com o momento presente, com sua tarefa. Uma árvore que dá frutos, como uma laranjeira, ela simplesmente está em sintonia com o sol, com a chuva, com os minerais e com tudo que precisa para que dela nasça laranja. 

Neste exemplo quero ressaltar que ?perdemos tempo? ocupando nossa mente, porque nos sintonizamos com coisas as quais não são as que estamos nos destinando a realizar. Ou seja, quando estamos desenvolvendo uma tarefa, precisamos prestar atenção, dar foco e ficar sintonizados com o que estamos fazendo. Quando estamos lendo, é necessário nos envolvermos com a leitura; se estamos cozinhando, experimentar o sabor da comida e vivenciar a tarefa.

Com a noção de tempo que nós temos, acabamos por viver uma vida pautada em propósitos sugestionados apenas. Cheios de crenças e sem compreensão sobre as mesmas, ficamos a mercê de uma realidade imposta, a qual nem sempre nos agrada. Nossas metas se fixam em datas e isso nos faz ficar presos e ?pré-ocupados? com o futuro ou deixamos de crescer e progredir, porque ficamos presos ao passado difícil e infeliz que já vivemos. 

Durante o ano, aprisionamos nossa mente e esperamos as datas estabelecidas pelo calendário, como os feriados, as férias... Deixamos de viver intensamente o momento atual, porque queremos viver outro. Isso acontece, quando nos lembramos de um momento especial já vivenciado no passado. Ou um momento futuro, o qual nós aguardamos ansiosamente.

Para saber usar o nosso tempo da melhor maneira possível, é necessário compreender que o tempo é uma experiência mental do presente. Olhe para um bebê: ele não sabe nada de seu passado ainda e nem pensa em seu futuro. Ele pode sentir uma realidade, mas sua atenção está focada no que vive naquele instante. Ele está atento apenas aos ensinamentos.

Para experimentar viver o tempo presente e extrair dele algo positivo, precisamos viver intensamente cada coisa que realizamos: dar foco, estarmos atentos, sentirmos, vivenciarmos, estarmos presente. Ou manter a mente ocupada com a tarefa que desempenhamos naquele momento. Fácil? Não, porque aprendemos que nossa mente não pode parar, senão o mundo não anda. Imagine se todas as pessoas do mundo tivessem o hábito de meditar e esvaziar a mente. Ele diminuiria muito sua corrida desenfreada por consumo, dinheiro, poder, status... Como este mundo capitalista ficaria?

Viver o tempo real é viver consciente da única coisa que temos: o agora. É fixar a mente apenas no que nos dispomos a fazer neste instante. Isto não quer dizer que estamos desleixando e deixando a vida sem propósito, pois a proposta é ter metas, mas hoje. Produzir bons frutos a partir de hoje, para colher sempre.


(www.luzdaserra.com.br)

Muita Paz!!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...