segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

As metas para 2013!



Texto: Cátia Bazzan

Quando um novo ano inicia, precisamos colocar tudo que pensamos em prática. De nada adianta ter metas ou sonhos para serem realizados em 2013 e não começar a planejar de que forma atingiremos essas metas ou sonhos.
Por isso, depois de ter traçado o que queremos mudar ou melhorar em nossas vidas, o passo seguinte é pensar em estratégias que nos ajudem a chegar aonde queremos.

Então, primeiramente precisamos detalhar tudo, para refinar cada coisa que queremos conquistar. Porque se ficar na mente ou no papel sem ter uma estratégia, facilmente nós esqueceremos. Por isso, podemos começar refletindo sobre quais são os objetivos desta meta em nossa vida; depois qual a necessidade ou qual o valor que demos a ela; quem nós precisaremos acionar para ajudar; traçar quanto tempo levaremos para cumpri-la e o que mais acharmos pertinente para o momento. Esse exercício precisa ser bem intuitivo e não racional. Se o racional comandar não sairá nada. A razão serve apenas para lapidar o que foi pensado e não para começar este trabalho. É comum deixarmos a mente racional minar nossos pensamentos e boicotar nossos sonhos. Isso não pode acontecer nesse instante, senão não faremos nada.

Por exemplo, se neste ano a meta é fazer mais exercício físico, reflita primeiramente quais são os objetivos. Por que fazer mais exercício físico? O que ganhará com isso? Qual atividade gosta de fazer? Qual o local que oferece o que quer? A onde precisamos ir para saber mais sobre essas questões? E se houverem mais questões para pensar, essa é a hora.
Depois de ter mais definido o que queremos, podemos começar a agir.

Revisando: primeiro abrimos nossa intuição para receber o que é mais adequado para o momento; depois racionalizamos ou refinamos a meta para procurar saídas e resoluções e por fim colocamos em prática.

Essas três etapas são importantes, e segui-las nesta ordem é mais interessante ainda. Pois assim exploramos melhor o nosso potencial.

Sendo assim, se temos dificuldade em abrir o canal da intuição, a dica é sintonizar-se com o seu lado mais criativo e emocional, como olhar e contemplar a natureza; contar um fato engraçado para alguém; rir mais; sair da rotina, fazendo algo diferente do habitual; expressar-se através de alguma arte; fazer decorações no ambiente; cultivar o silêncio; fazer meditação ou mesmo orar e aprofundar o amor universal e a compaixão como se fosse uma norma de vida.

Caso a dificuldade seja com o lado racional (pessoas que são muito emocionais e sensíveis tendem a ter dificuldades de ativar a razão), as dicas são narrar algum acontecimento com uma sequencia lógica; ouvir, interpretar e retransmitir algo; exercitar a fala em público; ser pensador independente sem permitir que alguém diga o que fazer; exercitar a aceitação da incerteza; desenvolver o espírito crítico com discernimento e sem ofender as pessoas, mas defendendo uma opinião; atualizar-se para acompanhar a evolução das ideias e ciências ou entender e seguir instruções escritas.

No entanto, se temos dificuldade em desenvolver melhor o lado mais operacional, aquele que coloca as coisas em prática e que na maioria das vezes é o que mais precisa de atenção, as dicas são manter ritmo nas ações; exercitar-se em trabalhos manuais; praticar esportes ao ar livre; controlar a impulsividade, a agressividade, ser forte e corajoso; ter planos de metas pessoais; buscar rendimento no trabalho; desfrutar do que faz e ter prazer em trabalhar; aprender técnicas de planejamento; ter espírito de iniciativa; exercitar a paciência com montagens; ter curiosidade por outras profissões; desenvolver um tino para administrar algo ou exercitar-se no exercício da autosuperação.

Depois de receber todas essas dicas, podemos começar agora mesmo a definir o que precisamos. Se nós estamos trabalhando e não teremos férias, facilita. Pois a rotina do trabalho estimula e incentiva que pensemos em coisas novas. Mas caso estejamos de férias, o período de folga é ideal para planejar. A mente fica mais leve, sentimos menos estresse e isso ajuda a refletir melhor.

Então, não podemos mais perder tempo. Basta começar a fazer algo que o universo se moverá na direção daquilo que queremos.

Muita Paz!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...