terça-feira, 14 de maio de 2013

Harmonia Familiar



Texto: Elsbeth Wieleke
Porque estas duas palavras tão simples e que na verdade estão na aspiração de todos nós, são tão complicadas na sua realização?

Todos nós sabemos que a Harmonia Familiar é um assunto muito complexo. Como um sonho, esta Harmonia está na aspiração de todos, e é muitas vezes frustrante, porque avançamos muito lentamente nesta direção.
Primeiro precisamos entender que todos nós temos 3 famílias distintas entre si.

A primeira é a nossa família  de origem, nosso DNA pai, mãe, irmãos.

A segunda família é a que constituímos com outra pessoa da nossa escolha, que são o marido ou a esposa e os filhos.

Ainda temos a terceira família, nossa tribo espiritual, que são aquelas pessoas que encontramos ao longo da vida as quais tem a ver com a nossa evolução, enquanto humanos. Nosso encontro com estas pessoas tem uma natureza especial, que podemos sentir de imediato, ou tambem reconhecemos, porque os encontros ficam se repetindo ao longo da vida. Nessa tribo, com algumas pessoas sentimos uma grande afinidade, e com algumas outras uma tremenda dificuldade. Elas são reflexos dos nossos aspectos de luz e sombra, e nosso encontro com elas tem o propósito de nos darmos conta destes dois aspectos dentro da polaridade  do nosso psiquismo.

Na nossa família de origem estão as raízes da nossa alma. Também é uma tribo cujos valores e ensinamentos têm diretamente a ver com nosso crescimento, nossa missão individual aqui na terra. Então mesmo que não concordamos com a nossa história infantil, esta primeira família é uma espécie de laboratório onde aprendemos a nos relacionar e que nos prepara para o mundo, para esta grande viagem, que é a Individuação. Faz parte do nosso aprendizado o descarte de algumas verdades familiares com as quais não concordamos, e a afirmação ou  melhor a contribuição de alguma qualidade que trazemos, para contribuir com a evolução desta tribo familiar. A evolução da família de origem se dá num ritmo muito lento, que se movimenta numa espécie de comboio, onde um precisa esperar pelo outro para só então seguir em frente. Mas todos ali contribuem para a evolução grupal desta família, cada uma com o seu papel.
Na nossa segunda família, esta família que tem a ver com nossas escolhas, surge um outro tipo de laboratório, para onde levamos as experiências da família de origem. Este funciona como uma espécie de espelho, para que possamos nos ver refletidos. Quando não gostamos do que vemos ali, simplesmente queremos trocar o companheiro por alguém que nos compreenda e que preencha as nossas carências, necessidades, etc. Isto é muito comum hoje em dia, na era onde tudo é descartável. A finalidade dos relacionamentos desta segunda família é de um esmerilho, onde aprendemos  a conviver, onde vamos nos ajustando, melhorando, aprendendo a nos tornarmos pessoas melhores.

Talvez todos já experimentamos a satisfação de superar um conflito ou uma dificuldade que parecia ser intransponível. É uma espécie de gratificação para quem continua tentando harmonizar o todo.
E é também onde, através do Outro, podemos  desenvolver nosso poder pessoal ora concordando, ora discordando, aprendendo a conviver com as diferenças.

Como vivemos numa era de grandes e interligadas redes, os relacionamentos assumiram um lugar muito importante no nosso desenvolvimento, tanto pessoal, grupal ou planetário. Onde tudo começa dentro de nós mesmos. É uma mudança de paradigma. É o ponto de mutação para uma vida melhor. Não podemos mudar o Outro, mudar o mundo, mas podemos olhar para nós de uma nova forma. Podemos olhar para nós como seres que não são perfeitos, mas com a intenção de evoluir e de melhorar sempre. Isto só conseguimos através dos relacionamentos, onde aprendemos sempre e onde podemos sempre recomeçar.

Harmonia Familiar é um assunto complexo, que precisa do exercício da Relação nas três famílias. Isto, para vivermos em harmonia, num mundo melhor, que começa dentro, e com a boa vontade de cada um de nós.

Muita Paz!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...