terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Incenso e Sal Grosso realmente funcionam?

Entenda o motivo pelo qual sal grosso e incenso são realmente eficientes para a purificação e o equilíbrio energético de pessoas, coisas e ambientes.

VERDADE OU MITO?

Na sabedoria popular, muito se fala sobre o poder dos incensos e do uso do sal grosso quando o assunto é energia dos ambientes. Mas será que esses simples elementos realmente são eficientes para harmonizar energeticamente tanto ambiente como pessoas?  Ou será que estamos diante de pura crença sem fundamento científico ou funciona?
Não é de hoje que ouvimos falar o quanto esses elementos – incenso e sal grosso – são empregados em muitos casos em que o objetivo em questão é tratar a energia sutil, das coisas, pessoas ou ambientes. Também já ouvimos falar da tão comentada proteção espiritual, e que esses dois elementos, novamente são aprovados pelo conhecimento popular. Seria isso verdade ou não passa de uma superstição tola?
A minha resposta: eles funcionam! São realmente eficientes no que tange ao trabalho de equilibrar energias sutis. Obviamente que se tentarmos comprovar esses benefícios pelo viés da ciência clássica moderna qual é, sobretudo, materialista (que tem como base ou fundamento apenas os elementos materiais) aí realmente fica difícil comprovarmos.  Mas a pergunta é: será que temos que ter comprovação científica de uma ciência que foi seqüestrada por uma visão meramente materialista? 
Por isso, selecionei neste texto um apanhado de informações que coletei ao longo da minha vida, desde as experiências que tive como químico (minha formação acadêmica), como também terapeuta e professor de terapias holísticas. Além disso, no estudo o qual dediquei grande parte do meu tempo para construir a Fitoenergética*, também encontrei muitas vezes no meio do caminho da pesquisa, as intrigantes atuações dos incensos e sal grosso.
Mesmo defendo a ideia que o tema abaixo foi amplamente estudado para que essa definição fosse apresentada, ainda sim sugiro que você mesmo teste e encontre as suas próprias conclusões.
Vamos a eles!

SAL GROSSO:

O sal grosso, quimicamente falando é NaCl, ou seja, a união do Cl (cloro) com o Na (sódio). No átomo de cloro temos um ânion (-) ou a partícula negativa. No átomo de sódio temos o cátion (+) ou a partícula positiva. Portanto, o positivo se liga ou negativo para formar uma molécula em equilíbrio.
Vemos essa visão na espiritualidade e nas filosofias orientais como o Taoismo, por exemplo, onde o Tao, que é o todo, o inefável, a presença maior, a grande mente universal, emana para o planeta Terra o Chi. Na visão oriental temos o Chi que tem seu corresponde ocidental conhecido como magnetismo, fluído vital ou energia vital simplesmente. Ao longo da história da humanidade e em diversos povos, o Chi também recebeu nomes como quinta essência, manas, prana, entre outros.
E o que isso tem haver com as propriedades do sal grosso?  Tudo...
Quando o sal entra em contato com a água, os átomos de Na(+)  e Cl(-) tendem a se separar para reagir com a água (H20). Nesse processo, naturalmente encontramos também a possibilidade de partículas negativas do ambiente, pessoa ou objeto, serem atraídas magneticamente para a parte do Na+ (sódio), ao passo que partículas carregadas positivamente serão atraídas para a parte do Cl - (cloro).
Engana-se quem pensa que energia positiva em excesso é algo bom, pois o correto e harmônico é o equilíbrio, e por isso, o sal além de absorver a negatividade em excesso, também absorve a parte positiva que estiver em desequilíbrio.
Colocar um copo com água + sal grosso nos principais ambientes de uma promoverá o ajuste da energia desses locais, entretanto é bom que se saiba que este copo precisa ser trocado.
Troca-se o copo com água e sal grosso sempre que este começar apresentar formação de uma casca de sal em sua borda. Nesse momento, joga-se o conteúdo do copo em esgoto normal, lava-se bem o copo e repete-se o processo.
Mantenha os copos com água e sal grosso nos ambientes que quer harmonizar e você promoverá o efeito filtro de ambiente, o que nos ajuda muito na rotina diária, para mantermos a qualidade da energia de nossos lares.
Use preferencialmente copos de vidro transparente, sempre preenchendo com água mineral ¾ do volume, ou seja,  deixe o copo com uma margem vazia.
Em um copo de 300 mL use de duas a três colheres de sal.
Você pode colocar no ambiente que desejar, entretanto se você escolher apenas os principais do local onde deseja “filtrar a energia”, você já terá um grande ganho. Deixe de lado a superstição, sal grosso com água realmente funciona, entretanto se quando você for preparar os copos em sua casa, além de sal e água você colocar uma intenção positiva, amorosa e confiante, certamente os resultados serão potencializados.

INCENSOS:

O poder do incenso é transcendental porque reúne múltiplos elementos que são muito eficientes na harmonização de um ambiente.   Quando a vareta é queimada, múltiplos elementos entram em ação e atuam no ambiente, pessoa ou objeto que se deseja. Veja os principais elementos benéficos oferecidos na queima do incenso:

ELEMENTO FOGO: 

Quando o incenso queima, a força do elemento fogo atua no ambiente contribuindo para a transmutação das energias desequilibradas do local.  O elemento fogo tem a força de limpar as saturações atmosféricas condensadas já em níveis materiais. Sempre que os fluídos densos psíquicos já estão muito condensados, os grupos de elementais do fogo agem purificando as forças e devolvendo o reequilíbrio.

ELEMENTO AR E ÉTER: 

Na queima do incenso, a fumaça liberada ao ar tem a propriedade de transitar entre a dimensão física (fumaça) e a dimensão extrafísica ( éter quinto elemento, que é o veículo pelo qual o ar transita). Essa capacidade permite que as propriedades do fogo, das resinas, óleos essenciais e ervas do incenso, atuem simultaneamente nas duas dimensões citadas, portanto trata-se de um agente de conexão, de transição ou comunicação.

ERVAS, RESINAS E ÓLEOS NATURAIS:

 as propriedades específicas desses elementos usados individualmente ou combinados oferecem as forças de suas essências energéticas altamente benéficas. Além disso, quando queimadas, emanam ao ambiente a energia potencial retida em suas estruturas durante todo o processo de surgimento na natureza, desde os primeiros segundos de vida no planeta Terra, quando surgiram como sementes ou semelhantes, até o momento de uso.


A FORMA CORRETA DE UTILIZAR UM INCENSO:

-Escolha o loca do ambiente no qual deseja acender um incenso, que deve ser de boa qualidade. Evite incensos indianos que tenham mão de obra escrava envolvida

-Providencie um incensário que dê segurança ao ritual, para não permitir que partes ainda incandescente possam gerar um dano indesejável.

-Segure o incenso entre as suas duas mãos(ainda apagado). Coloque as mãos em prece na frente da testa com o incenso entre elas. Eleve seu pensamento ao alto colocando uma intenção positiva para a queima do incenso e respire fundo várias vezes. A intenção é a chave de tudo, faça com bastante concentração.

-Ascenda o incenso e agradeça as bênçãos recebidas.

-Você poderá deixar o incenso fixo em algum lugar da casa, mas poderá também mover-se no interior do ambiente, levando consigo incenso aceso liberando sua fumaça e suas propriedades balsâmicas.

-Para aplicar as energias do incenso em uma pessoa, transite com o incenso aceso a distância de meio metro dela, e deixe que suavemente a fumaça obtida toque o todo o seu corpo. De preferência solicite que a pessoa a ser incensada fique de pé com os braços bem abertos no formato de cruz. Ande ao redor da pessoa suavemente, segurando o incenso, liberando a fumaça e mantendo uma forte intenção positiva.

-Essas práticas promovem purificações muito intensas tanto em lares, ambientes e objetos quanto em pessoas, principalmente de energias mentais e emocionais desarmônicas.

-Existem muitos incensos de qualidade no Brasil, poderia citar os nomes e marcas, mas prefiro dizer aquilo que acredito muito, escolha com a sua intuição e use com a sua intenção, esse é e sempre foi o segredo do bom uso.

A AÇÃO NO CAMPO ESPIRITUAL:

Uma vez que tanto sal grosso como incenso equilibram os aspectos psíquicos e emocionais de um ambiente, naturalmente a ressonância com a mesma freqüência espiritual se estabelecerá. Em outras palavras, quando o psiquismo for equilibrado, o campo espiritual também será.  É simples assim, mas depende sempre da atitude coerente de cada um de nós!

*Fitoenergética
É um sistema natural de cura, equilíbrio e elevação da consciência no qual através da energia das plantas (fitoenergia), ajuda os seres vivos no equilíbrio das emoções e pensamentos pois quando estão em desequilíbrio, são os reais causadores das doenças.  É uma terapia que proporciona a elevação da consciência e do o discernimento, estimulando profundos sentimentos antiegoísmo.
A Fitoenergética atua com a concepção básica de que os vegetais possuem um campo de energia com a capacidade de gerar influência sobre a anatomia sutil dos seres vivos.  Busca compreender como essa influência pode atuar positivamente no campo energético de cada ser vivo, agindo nas causas geradoras de doenças.
O livro Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma é um livro inédito no mundo. Sucesso editorial desde 2005,  ensina as pessoas como usar esse conhecimento oculto das energias contidas nas plantas, de uma forma absolutamente eficiente.
Bruno J. Gimenes
Muita Paz!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Os perigos dos pequenos pensamentos negativos!

Como é verdadeiro o fato de que basta seguirmos um ínfimo pensamento negativo para desencadearmos uma série de dúvidas e frustrações! Nossos pequenos pensamentos negativos são como um vírus, que rapidamente se multiplica e cresce, causando-nos febre e mal-estar.

É preciso manter nossa mente sob uma lente de aumento de microscópio.

Como são tantos os pensamentos que fluem em nossa mente, na maioria das vezes não nos damos conta do quanto somos invadidos por atitudes mentais destrutivas. É como a gripe: na maioria das vezes, só percebemos que estamos gripados quando começamos a nos sentir mal. Mas assim como é possível reverter um processo gripal se soubermos identificar seus menores sintomas, podemos reverter a mente negativa ao aprender a identificá-la assim que ela surgir.

Lama Gangchen Rinpoche nos ensina a reconhecer os menores sinais de mudança de nossa mente nas diversas expressões de rosto: elas refletem as nuanças de cada forma-pensamento. Para tanto, ele nos estimula a usar nossa capacidade de manter a atenção como um espelho. Isto é, se estivéssemos vendo nossa imagem 24 horas refletida num espelho, ficaríamos surpresos ao ver quantas de nossas expressões faciais não são tão belas quanto aquelas que tentamos fazer quando nos olhamos no espelho rapidamente para nos arrumar.

Se não queremos mais ter faces feias, temos que começar por admitir que costumamos fazê-las, alertou Lama Gangchen Rinpoche em seus ensinamentos. 

Mas, por que fazemos faces feias? Rinpoche nos lembra que estas faces expressam nossa fome e sede interior que se agravam à medida que não fazemos nada para saciá-las! Costumamos perder mais tempo nos lamentando da fome do que gerando recursos para supri-la. Isso ocorre porque conhecemos pouco os alimentos da alma. O que torna nossa mente sutil satisfeita?

São atitudes que nutrem nosso corpo e mente sutil: orar, recitar mantras, fazer visualizações criativas, assim como mover o corpo com gestos pacíficos. Temos que admitir que nossas atitudes habituais não nos nutrem verdadeiramente, pois são o resultado de uma mente pequena que quer apenas se proteger, se defender. Mas possuímos também uma mente grande, que busca naturalmente por evolução. 

Thomas Moore, em seu livro O que são almas gêmeas (Ed. Ediouro), comenta que por mais verdadeiros que sejam os problemas da vida prática, eles nunca são idênticos às preocupações da alma. Por isso, escreve: Para nos devotarmos à alma, talvez seja preciso soltar outros vínculos, e para permitir que a alma expresse sua própria intencionalidade e propósitos, talvez tenhamos que abrir mão de antigos valores e expectativas.

De fato, as exigências da alma podem nos parecer paradoxais. Por exemplo, quem não conhece o desejo de querer se libertar das atitudes baseadas no apego, como o ciúme? Apesar da alma não querer viver sob a tensão do controle, nossa mente pequena encontra apenas segurança quando controla tudo e todos...

Por isso, sentir a satisfação interior é uma tarefa difícil demais para uma mente pequena! 

Lama Gangchen nos ensina a diferenciar as atitudes mentais entre uma pequena e uma grande mente. Quanto estamos sob os ditames da mente pequena, dizemo-nos: Eu não sei... eu não quero... eu não posso... Mas quando atuamos com nossa mente grande, proclamamos sem dificuldade: OK, eu posso lidar com esta situação, seja ela agradável ou não. 

A mente grande não rejeita nenhuma experiência da vida. Afinal, ela não está contaminada por atitudes covardes ou indulgentes. Se passarmos a observar honestamente quantas situações podemos enfrentar se não seguirmos nossa mente pequena, ficaremos surpresos e felizes em notar que podemos fazer muito mais do que estamos habituados.

Temos que admitir que as atitudes mentais de uma mente pequena não nos nutrem verdadeiramente, pois são o resultado da insegurança. Uma mente pequena diz que não sabe, mesmo antes de se questionar. Diz que não quer, sem ter consultado seus desejo mais profundos. Baseadas na carência, são atitudes que buscam se defender sem até mesmo terem sido atacadas. Uma mente pequena é tendencialmente competitiva. Apesar de ser uma mente baseada na crença de ser excluída e solitária, não busca por união. Já a mente grande busca naturalmente evoluir, unir, comungar. 

A mente pequena nutre o sofrimento, enquanto que a mente grande sabe como absorvê-lo. O sofrimento perde sua força ao passo que é reconhecido pela mente grande. Por isso, os mestres budistas nos incentivam a dialogar com o nosso sofrimento. Lama Gangchen nos fala: Deixe a sua sabedoria conversar com a sua ignorância. Dê tempo e espaço para sua sabedoria de expressar. Ela não deve ficar oprimida pela ignorância. 

A agitação interior é um reflexo do movimento de uma mente pequena. Se nos determinarmos a não segui-la e, cultivarmos uma atitude de calma e a atenção, já estaremos manifestando naturalmente nossa mente grande!

(Bel Cesar)
Muita Paz!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Prece pra si mesmo - Calunga

Vocês vão me desculpar, mas essa prece não é pra Deus. Eu sinto Deus em volta de mim, eu sinto Deus dentro de mim, sei dessa coisa maravilhosa que todos nós chamamos de Deus e que ta em nós.
Sei dessa imensa paz, mas hoje eu vou fazer uma prece diferente e vou convidar vocês pra fazer uma prece pra si mesmo.
Orar pra si não é orar por si. Quando a gente ora pra Deus, a gente ora por nós, pede por nós mas essa não, essa é pra nós, pedir pra mim...
Ir la dentro de mim e dizer:
eu preciso da minha proteção!
eu preciso ser pra mim um pai firme!
eu preciso do entendimento, do meu tempo. Eu tenho um tempo a velocidade que tenho, aprendo do jeito que eu consigo, faço do jeito que eu sei...
eu preciso da minha tolerância para poder por em mim o meu equilíbrio, a prudencia e saber olhar pra situação e ponderar
Sim! Eu preciso de ponderação, de não querer aquilo que é fantasioso pra mim agora, poderá ser um dia realidade, mas hoje não é!
não exigir de mim o que eu não posso ser...
não quero exigir de mim o pai que não posso ser, a mãe que não posso ser, o homem que não tenho qualidades pra ser!
eu não quero enfiar nas minhas costas fardos que eu não tenho costas pra carregar!
eu não quero estragar a minha vida na desculpa da dos outros melhorar!
eu quero ter a justiça comigo, eu preciso da justiça comigo!
ver que o que está mesmo na minha mão é a minha vida e a minha felicidade. A minha felicidade jamais vai estragar a dos outros, a minha felicidade é o meu estado!
eu volto pra mim na certeza que algumas pessoas podem não gostar, mas eu tenho que responder ao que a vida me deu. 
Tenho meus compromissos pra trabalhar!
eu volto dizendo ao meu interior : me assista, me ampare, me faça companhia, modere a minha mente, faça com que eu consiga para naquele momento prudente impedindo que eu repita a mesma ilusão, o mesmo tombo...
e quando eu começo com a minha lerdeza, manha, safadeza, corrompendo a minha verdade, eu quero e preciso ser pra mim o pai firme, austero: " não vai de novo pro mesmo buraco"..
coloque paz na sua cabeça, não queira ter aquilo que não pode ter agora,
basta o momento, basta desfrutar o que pode agora!
orando pra mim, eu coloco em minha mente uma voz que diz pra mim: sorria, desfrute, aproveite, atente para as pequenas coisas que possam te dar prazer...
acalme-se, deixa pra la, vá pela paz, desenvolva a ciência da paz que é, na verdade, a paciência
deixa de querer tanto, de exigir tanto de você, deixa cair a máscara da pose, da panca, da pretensão 
seja menos, queira menos...
não queira ser melhor que ninguém, querer demais é pretensão porque só vai dar pra ser a mãe que dá, o pai que da, o homem que da!
não queira ser especial pra ninguém, porque você vai acabar se sentindo rejeitado!
não queira a aprovação de todo mundo porque você vai acabar todo machucado e desaprovado!
não espere o apoio de ninguém, você pode acabar abandonado no meio da estrada!
não se sacrifique porque você vai acabar empobrecido!
não gaste desenfreado, você acabará viciado no consumo infrutífero e encontrar no fim do caminho o vazio do nada!
aquele que muito procura, nada encontra!
aquele que muito compra nada possui, porque possuir é a capacidade sentir com coisas que nem são tuas.
o sol não é teu, mas ta aí pra você sentir...
a beleza não está nas coisas ta aí pra você perceber...
a Verdade passa de mansinho a cada instante no teu caminho, te chamando a atenção
você pode querer ver!
A proposta de Deus que conversa a todo o momento mostrando o caminho, as soluções, opções e verdades, está sempre a desfilar, voando em todos os pontos dessa cidade
Tudo depende do teu Despertar , da tua vontade boa consigo mesmo!
Então nesse momento, abraça você com carinho, tenha a boa vontade de ser para você um bom irmão, um bom pai, pondo você em primeiro lugar e acreditando que você pode conquistar se conquistando
A bondade precisa de firmeza, inteligencia caso contrário se transforma em calamidade.
Antes que a dor te visite, use a inteligencia porque o caminho é mais curto  e é onde mais se manifesta a Divina Providência!
Fiquem num abraço gostoso, na Luz!
(Mensagem do espírito Calunga canalizada por Luiz Gasparetto)
Muita Paz!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Gente ferida fere outras pessoas com muita facilidade!

As pessoas com as quais você tem grande dificuldade de lidar são também aquelas que podem ser os seus mais valiosos mestres.
Isso porque os problemas que você tem com elas não são necessariamente em função da maneira como essas pessoas são ou agem, mas sim, da maneira que você reage a elas.
Aprenda a lidar com pessoas difíceis e você irá aprender valiosas lições a respeito de si mesmo.
Aprenda a se relacionar positivamente com pessoas difíceis e você irá desenvolver habilidades que podem muito lhe ajudar em muitas outras situações desafiadoras.
As pessoas são aquilo que são.
Desista de tentar mudá-las, julgá-las ou condená-las e olhe pelo valor que elas podem oferecer
Algumas vezes esse valor é algo que está profundamente oculto e quando você o encontra você acaba descobrindo um tesouro preciosismo; algo que pouquíssimas pessoas investem um bom tempo em descobrir.
As pessoas com as quais você interage são espelhos que ajudam a ver algumas coisas dentro de você.
Com algumas pessoas, esse espelho pode ser difícil de olhar, porém, quando você tem a coragem de fazê-lo, as recompensas podem ser maravilhosas. 

Jonh Maxwel
Muita Paz!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sete dicas valiosas para um 2012 de muita paz!

A ansiedade humana nos leva a buscar e desejar inúmeras realizações em todos os campos da vida: financeiro, profissional, amoroso e saúde física. No fundo, acreditamos que ao concretizarmos esses objetivos, finalmente nos sentiremos completos. E o que significa essa completude mas profundamente? Significa nos sentirmos em paz, sem ansiedade.

Os mais experientes já devem ter percebido que há uma ilusão nesse processo. Concretizamos novos objetivos (aumento da renda, novo apartamento, novo relacionamento, ter um filho e etc.), temos uma sensação inicial de bem-estar, mas é passageira. Logo vem novamente a ansiedade e então iremos buscar mais coisas e realizações para que finalmente possamos nos sentir completos. Vivendo dessa forma, a felicidade e a paz interior estão sempre no futuro. O agora, que é a única realidade que existe, tem apenas breves momentos de alívio. Depositamos as expectativas no futuro, que não existe, e deixamos de viver em paz no agora.

Como assim "o futuro não existe?". Alguém pode questionar isso. O futuro existe apenas em forma de pensamentos que geramos. É apenas uma imagem mental ou um punhado de pensamentos. Você já conseguiu chegar no futuro? Nunca. Toda vez que ele chega, ele é vivido como o agora, que é a única realidade que existe.

Alguns demoram a perceber que viver dessa forma serve apenas para alimentar a ansiedade. O ego vive dessa maneira sempre no futuro e fugindo do agora. Quando ficamos em paz no presente, os objetivos se concretizam com muito mais facilidade. Só que o ego inverte a ordem das coisas querendo que os objetivos nos tragam paz. 

Primeira dica: Decida que a paz interior é o que é mais importante para sua vida. Afirme pra você mesmo: "Me sentir em paz é o que mais importa pra mim, eu escolho a paz interior". Repita essa frase muitas e muitas vezes até que essa idéia se torne parte do seu ser, refletindo-se nos seus pensamentos e ações.

Se a paz interior é o mais importante, você irá escolher viver o agora, pois viver no futuro e ficar em paz é incompatível. Você poderá fazer o planejamento para atingir um objetivo. Poderá pensar no futuro para concretizar algo, mas assim que terminar de planejar, você voltará ao presente. Gradualmente você viverá a ordem natural das coisas: viver o agora a maior parte do tempo e fazer breves visitas ao futuro por meio dos seus pensamentos.

Segunda dica: A segunda dica para ficar em paz é aceitar cada momento que surge do jeito que ele é. Indubitavelmente muitos momentos se apresentarão de uma forma que você não deseja. Observe a sua reação. Você sente a contrariedade tomar conta de você? Lembre-se novamente da afirmação: "Me sentir em paz é o que mais importa, eu escolho a paz interior". Você pode ainda completar: "Eu escolho a aceitação". Aceite o agora como ele se apresenta. 

Não confundir aceitação com conformismo ou falta de atitude. Se é possível fazer algo para mudar a situação para melhor, faça. Mas escolha se sentir em paz primeiro, e depois aja. Dessa forma, suas ações serão muito mais eficazes. Não condicione o seu bem-estar à resolução da situação. Caso não seja mesmo possível fazer nada para mudar, apenas aceite total e incondicionalmente e fique em paz. Aceitar significa não criar uma resistência interior aquilo que já é. Brigar com aquilo que já é, é insanidade, coisa do ego. A mente egóica irá tentar convencê-lo a brigar mentalmente com a situação tirando a sua tranquilidade. 

Terceira dica: Tenha muita paciência com você mesmo. Viver no agora e praticar a aceitação exige treino. A mente vem sendo condicionada há muitas gerações a funcionar de determinada maneira. O impulso da não-aceitação e de viver no futuro será forte no início. Mas, gradativamente, com persistência e paciência o padrão vai mudando. Vale a pena insistir.

Quarta dica: Pare de reclamar de qualquer coisa que seja: governo, marido, filhos, fila do banco, engarrafamento, impostos, funcionários, de você mesmo, dos homens, das mulheres, do seu corpo... A reclamação é a manifestação mais clara da não-aceitação. Qual é a sensação interior que surge quando começamos a reclamar? É algo agradável? Traz paz interior? Claro que não. Do ponto de vista prático, reclamar não muda em nada a situação e nos faz sentir mal. 

Um esclarecimento. Parar de reclamar não significa ficar cego ou deixar de reconhecer o mal funcionamento de alguma coisa e as atitudes negativas de alguém. Continuamos vendo tudo, mas sem gerarmos a negatividade no nosso interior que apenas nos prejudica. Podemos tomar atitudes caso esteja a nosso alcance. Mas primeiro lembre-se que ficar em paz é seu maior objetivo, e depois aja.

Quinta dica: Afasta-se cada vez mais do noticiário da televisão, jornais, revista e internet. Muita ansiedade, pessimismo, medo e outros sentimentos são causados ou alimentados pela pesada carga de negatividade que as pessoas absorvem. As sociedade e a sua própria mente tentarão convencê-lo de que é preciso estar informado para não ficar "alienado". Mas o que observamos é que cada vez mais as pessoas ficam alienadas por consumirem informação demais. Se tornam negativas e cheias de crenças limitantes, mas pensam que são pessoas realistas e bem informadas.

Sexta dica: Busque autoconhecimento e ferramentas que podem ajudá-lo. Existem inúmeras técnicas e tratamentos: Pratique EFT (técnica para autolimpeza emocional ), pratique Hooponopono (técnica de cura havaiana), use florais, receba Reiki, pratique meditação, receba massagem, pratique alguma forma de arte (dançar, pintar, cantar...), invista em cursos de autoconhecimento livros e etc.

Sétima dica: Observe a sua mente tentando tirar a sua paz interior. De repente, você se pega relembrando de uma situação do passado e dizendo "eu deveria ter feito isso e aquilo", "foi muito desrespeito de fulano", "quem ele pensa que é". Às vezes, surgem lembranças de situações desagradáveis do passado e as alimentamos de forma automática com comentários e pensamentos. E outras vezes surgem discussões mentais que nem houveram. Imaginamos o que deveríamos ter dito e também coisas que e o outro nem disse, mas que supomos que ele deve ter pensado. É muita viagem mental. As frases de paz interior o ajudarão novamente a manter o foco. 

(André Lima)
Muita Paz!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Os mistérios do Relacionamento!

Vale muito a pena assistir ao vídeo com duração de 06:10 min. Esclarecimentos  que aliviam dúvidas e clareiam pensamentos!


Clique aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=EMxf89JdE3k&feature=player_embedded


Muita Paz!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Transforme a sua realidade!

Temos hoje um conhecimento científico que respalda o fato de que
somos criadores da nossa própria realidade a partir das nossas crenças e pela forma
como usamos o pensamento de modo a influenciar nossos sentimentos e emoções.

Acontece, que pelo fato de desconhecer o potencial criativo dos pensamentos e das
palavras que usamos no cotidiano, muitas vezes sabotamos aquilo que desejamos e
adoecemos pela repetição de programas de baixa auto-estima, pela dificuldade de
perdoar e por carregarmos uma culpa capaz de provocar um eterno auto-martírio.

Buscamos muitas vezes a prosperidade material, mas no entanto as nossas atitudes,
pensamentos e ações está muito longe daqueles que possamos considerar uma 
pessoa próspera. Além do mais, é comum se buscar prosperidade material, desconectada
da prosperidade mental, emocional e espiritual. É comum histórias de pessoas ricas
materialmente, mas infelizes, pois são miseráveis nos outros planos.

Buscamos ser felizes e saudáveis, mas nem sempre desconfiamos que somos nós mesmos
os maiores obstáculos para que esses estados se manifestem nas nossas vidas.
É normal estarmos buscando culpados para as nossas decepções e infelicidades e viver se
queixando de algum aspecto da nossa vida que não vai bem.

Precisamos refletir sobre aprender a lidar com as memórias que nos conduzem a repetir as mesmas atitudes e com as múltiplas sub-personalidades que nos acompanham de modo a assumirmos plenamente a responsabilidade pela criação da realidade que queremos.

 Assim,  trazer luz sobre o nosso potencial criativo, de modo que possamos resgatar o nosso poder pessoal de criar conscientemente a realidade que desejamos.

(Walace Liima)
Muita Paz!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Aprenda a Confiar naquilo que sente!

Você já parou para pensar que existe uma realidade muito maior do que nossos olhos conseguem enxergar? Como a própria tecnologia da ciência moderna tem revelado, o mundo invisível é maior e mais atuante do que imaginamos.

O "milagre" das ondas do rádio, da televisão e das transmissões por satélite encurtando as distâncias na comunicação nos faz imaginar quantas coisas ainda estão para serem descobertas neste maravilhoso universo em que vivemos.

Estamos mergulhados num oceano de energias regidas por leis naturais, que nos sugerem a existência de uma inteligência superior.

Ela nos criou e, com sabedoria, manifesta seu propósito por meio de leis que, apesar de invisíveis, agem em prol do progresso. Está na hora de superarmos o preconceito e buscarmos entender qual o propósito que esse ser superior - Deus, Jeová, seja qual for o nome que você lhe der - tem e para o qual estamos sendo conduzidos pela vida.

Você é única, eu também. Não existe duas pessoas iguais. Qual o objetivo dessa diversidade? Limitados em nossos cinco sentidos, como poderemos descobrir o que estamos fazendo aqui, de onde viemos e para onde vamos? Tais perguntas, que têm sido feitas desde que o homem começou a pensar, precisam ser respondidas... É chegado o momento em que a vida está revelando seus segredos. Mas, segundo dizia Jesus, só "para quem tem olhos de ver e ouvidos de ouvir."

Desde o começo da nossa Era, os espíritos desencarnados se manifestam, interferindo na vida das pessoas. A Bíblia – o livro mais antigo e vendido do mundo – é uma coleção dessas manifestações; relata tanto as comunicações dos espíritos elevados como dos mais ignorantes.

Os espíritos superiores nos falam que fomos criados à semelhança de Deus e somos espíritos eternos. Nascemos ignorantes, mas com um potencial imenso dentro de nós, a fim de que tenhamos o mérito de conquistar a sabedoria ao desenvolver nossa consciência.

Nosso destino é, na medida que tomamos conhecimento da realidade, trabalharmos a favor da vida, contribuindo para a melhoria das pessoas e da sociedade como um todo, nos tornando úteis e nos integrando aos propósitos divinos. Dessa forma é que alcançaremos uma vida melhor e poderemos desfrutar de todo o bem que Deus nos destinou.

Portanto, está na hora de você se esforçar para sair do negativismo e da inversão dos valores em que nossa sociedade vive. Ela plantou em sua cabeça convicções que não são verdadeiras e limitam seu desempenho - afinal, é de acordo com elas que você age.

Melhore seu senso de realidade, sentindo o que vai em seu mundo interior. Ele lhe revelará sua verdadeira vocação, posicionando-a no seu verdadeiro lugar. Confie no que sente. Não confunda as emoções, que refletem as falsas crenças aprendidas, com seus verdadeiros sentimentos. Com treino e firmeza, logo saberá diferenciar uma coisa da outra.

Lembre-se de que é um espírito eterno e que dentro de você há um grande potencial (que é de sua esponsabilidade desenvolver) que representa o preço para a conquista da sua paz e da sua felicidade.

Informe-se sobre as modernas descobertas da ciência, busque o autoconhecimento, trabalhe a favor da vida, aprecie a beleza em todas as suas formas. Dê a si mesma todo o bem que puder e sempre valorize o bem alheio, pois é nele que atraímos todas as coisas boas que desejamos, conquistar. Experimente e verá!

Zíbia Gasparetto
Muita Paz!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Tempo Certo!

De uma coisa podemos ter certeza: de nada adianta querer apressar as coisas; tudo vem ao seu tempo, dentro do prazo que lhe foi previsto.
Mas a natureza humana não é muito paciente.
Temos pressa em tudo e aí acontecem os atropelos do destino, aquela situação que você mesmo provoca, por pura ansiedade de não aguardar o tempo certo. Mas alguém poderia dizer: Qual é esse tempo certo?

Bom, basta observar os sinais.
Quando alguma coisa está para acontecer ou chegar até sua vida,
pequenas manifestações do cotidiano enviarão sinais indicando o caminho certo.
Pode ser a palavra de um amigo, um texto lido, uma observação qualquer.
Mas, com certeza, o sincronismo se encarregará de colocar você no lugar Mcerto,
na hora certa, no momento certo, diante da situação ou da pessoa certa.

Basta você acreditar que nada acontece por acaso. Talvez seja por isso que você esteja agora lendo estas linhas.
Tente observar melhor o que está a sua volta.
Com certeza alguns desses sinais já estão por perto e você nem os notou ainda.
Lembre-se, que o universo sempre conspira a seu favor quando você possui um
objetivo claro e uma disponibilidade de crescimento.

(Paulo Coelho)
Simples, Inspirador e  Verdadeiro!
Um Calmante...
Muita Paz!

domingo, 15 de janeiro de 2012

A Busca da Verdade!

... Com as forças renovadas, Sidarta (corpo físico de Buda) percebeu que a verdade e a libertação não estavam nos extremos. Fosse na luxúria ou nas mortificações, ele nunca encontraria as respostas que procurava, pois elas estavam no meio termo, no caminho do meio. Com isso em mente, ele decidiu ir até o fim para descobrir a verdade. Para isso, escolheu uma figueira, sentou-se em baixo dela e fez o juramento de que mesmo se sua carne se definhasse e seu sangue secasse, ele só levantaria dali depois de obter a iluminação. Tão firmes eram sua determinação e sua vontade, que Sidarta a obteve naquela mesma noite.
O momento da iluminação de Buda pode ser comparado ao momento do Batismo de Jesus no rio Jordão: foi quando o Espírito Santo se fez presente no corpo de ambos.
Naquele instante, Buda percebeu a razão de tudo o que ocorria ao homem, soube em era e quem havia sido, que há centenas de encarnações ele vinha se preparando para o momento da iluminação. Também percebeu que não havia nada nem ninguém para auxiliar no seu processo de busca e conhecimento: Toda a verdade e o saber estavam em seu interior. Compreendeu que essa mesma verdade se aplicava a todos os seres humanos, que essa era a chave para acabar com o sofrimento.
Sidarta tinha 35 anos quando isso aconteceu. Após ter atingido a iluminação, ele ainda permaneceu mais 7 dias no mesmo local, desenvolvendo uma forma de transmitir aos homens o que havia descoberto, para que não só ele, mas todos, pudessem atingir o estado de iluminação (bodhicitta).

Após a iluminação, Buda teve a consciência das Quatro Nobres Verdades:

1- O Sofrimento existe;
2 - Sua origem é o desejo;
3 - Sem desejo não há sofrimento;
4 - Pode-se chegar a eliminá-lo por meio da Senda Óctupla;

A Senda Óctupla abrange 8 verdades espirituais:
1- Ação correta;
2- Vida correta;
3- Esforço correto;
4- Mente correta;
5- Concentração correta;
6- Intenção Correta;
7- Visão correta e;
8- Palavra correta
“O sofriento físico traz perturbações a mente. O conforto físico traz apego as paixões. Nem o ascetismo, nem o prazer permitem realizar o caminho. É  preciso abandonar estes dois extremos e seguir o Caminho do Meio. Este é o Óctuplo caminho (das 8 verdades). Aquele que praticar isso alcançará à Paz Espiritual, e se livrará dos tormentos do nascimento, da velhoce, e da morte. Eu obtive o Caminho do Meio e obtive a Iluminação...
Amigos prestai muita atenção: primeiramente é preciso conhecer a existência do sofrimento. Deve-se depois destruir sua origem. Devemos compreender que a cessação do sofrimento é possível. Para consegui-la deve-se então praticar o caminho. Eu conheci  a Existência do Sofrimento, destruí sua origem, compreendi sua Cessação, e pratiquei o caminho... A Existência, a Origem, a Cessação, e o caminho da Cessação são as Quatro Nobres Verdades. Quem as compreender perfeitamente, pode libertar-se de todos os sofrimentos”.
(Os Grandes Mestres da Humanidade - Patrícia Cândido)
Muita Paz!



sábado, 14 de janeiro de 2012

Ilumine o seu próprio caminho!

Procure um local tranquilo, feche os olhos e relaxe. Imagine sua aura, esse campo de energia que existe em volta de você. O que lhe aparece? Algumas pessoas enxergam cores, outras veem locais por onde passaram, imagens de amigos com os quais se preocupam muito, manchas ou até pensamentos. Tem muita coisa ao seu redor? Pois é, como nos envolvemos com muitas situações e pessoas diferentes, acabamos carregando o mundo nas costas.

Vamos, agora, fazer uma limpeza. Imagine que uma força aí dentro começa a empurrar para fora todo o peso que sua aura carrega. Diga: “Eu deixo tudo isso ir embora. Solto os outros, o que se passou, minhas emoções, vontades, lembranças”. Vá esvaziando sua aura e entregue-se a esse vazio. Imagine uma luz dentro do peito. Ela se acende, se espalha por todo o seu corpo e ilumina sua aura, que agora está limpa. É como se você não tivesse que pensar nem fazer nada. A partir de agora, a luz faz TUDO por você. E então, como se sente? Um certo entusiasmo e uma alegria começam a brotar, certo? Repare bem: você está ficando até mais disposta. Que bom se pudéssemos estar assim todos os dias, todas as horas! Tenho a certeza de que já se sentiu assim na vida. São aqueles dias em que você acorda e já se sente iluminada, alegre, poderosa e confiante. E tudo corre às mil maravilhas.

Atenção: é importante entender que a luz está dentro de você – e de todos nós! Mas suas atitudes é que vão mantê-la acesa ou não. Se você estiver insegura, com medo e sempre pensando na causa e no efeito para agir, dificilmente verá a luz se acender. Do contrário, se estiver entusiasmada e confiante nos próprios objetivos, a luz brilhará, iluminando seus caminhos.

A insegura e medrosa tem ideias rígidas, não admite mudanças. Passa o dia envolvida com preocupações, quer controlar as pessoas ao seu redor e até o próprio futuro, se for possível. Isso não faz sentido! Quem é confiante, por sua vez, é contemplada com criatividade, iniciativa e prosperidade. Ela confia no poder da luz. E, com essa postura, não dá outra: a vida flui simplesmente.

Você tem luz!!! Absorva essa ideia e prepare-se para manter sua chama sempre acesa.

(Luiz Antônio Gasparetto)
Muita Paz!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

MeditAÇÃO!

Meditar não é só sentar em posição de lótus numa almofada prestando atenção na respiração. Tecnicamente, a meditação nada mais é do que um exercício de atenção que aos poucos muda a frequência de ondas cerebrais, proporcionando outro estado de percepção, mais vivo, relaxado e direto. Portanto pode-se fazer sentado quietinho ou, então, durante uma atividade qualquer. 
O mestre tibetano Chögyam Trungpa, por exemplo, sequer separava a meditação sentada da meditação na ação. Para ele, uma é simplesmente a continuação da outra "O ideal é que meditemos o tempo todo, 24 horas por dia: quando penteamos o cabelo, ao tomarmos uma xícara de chá, andando na rua ou até vestindo-se", diz Trungpa, autor do livro Meditação na Ação (ed. Cultrix).
E como se faz isso? Em primeiro lugar, com calma. Por isso, são indicadas as atividades que tem movimentos repetitivos, pois eles podem nos levar mais facilmente a um estado de relaxamento. Se na meditação sentada é fundamental atentar para a respiração, quando estamos em ação se deve focar o próprio movimento, sem se perder nos pensamentos.
Normalmente, quase nunca estamos presentes ao que fazemos pois a atenção está voltada à mente. "No dia a dia, aproximadamente 20% de nossa atenção está dirigida ao que estamos fazendo. Mais de 80% dela está centrada em nossos pensamentos. Quando estamos meditando na ação, a proporção praticamente se inverte", diz o mestre tibetano. Com a prática, podemos acrescentar  visualizações aos movimentos observados. Como imaginar, por exemplo, que estamos lavando o peito de nossas mágoas ao lavar um prato. E por que fazer isso? Porque, estamos presentes em cada movimento, vivemos intensamente o aqui e agora. "Nós e os movimentos passamos a ser uma coisa só. Deixa de existir o ego, essa noção angustiante de separatividade do mundo, para existir somente a ação, plenamente vivenciada", afirma o mestre Trungpa. E isso faz bem tanto para o coração como para o corpo.
São inúmeros os benefícios físicos trazidos pela meditação, como o aumento do sistema imunológico, a regularização da pressão e a melhora dos batimentos cardíacos, entre outros.
 E isso tudo vale, é importante frisar, para a meditação sentada e para quem medita se movimentando.


ATIVIDADES COMO FORMA DE MEDITAÇÃO


Cozinhar: é uma prática que pode ser feita quando estamos a sós na cozinha, preparando os alimentos. O segredo é prestar atenção plena em tudo o que fazemos, voltando para a atividade cada vez que nos perdermos nos pensamentos. Cortar legumes, misturar alimentos, provar, temperar, tudo pode ser feito com tranquilidade. (Sonia Hirsch, colunista da revista Bons Fluídos, escreveu um livro, Meditando na cozinha (ed Correcotia)


Tarefas Domésticas: Certos afazeres, como lavar louça, varrer o chão, também convidam ao exercício da plena atenção. O monge budista americano Jack Kornfield, depois de meditar anos em centros budistas asiáticos, se viu de novo diante das tarefas cotidianas ao voltar para os Estados Unidos. Não teve dúvida. Ao lavar o chão, além de focar nos movimentos, imaginava que o seu coração e de todos os seres estavam sendo purificados. Escreveu o livro  Depois do Êxtase, Lave a Roupa Suja (ed Cultrix), com propostas de visualização para fazer durante as tarefas do dia a dia.


Comer: O próprio Buda elaborou regras para que a meditação continuasse na hora da comida. Nos mosteiros zens e no Centro de meditação Shamabhala (budismo tibetano), essas regras são postas em prática durante os retiros. Todos comem em conjunto, como numa dança e cada detalhe tem um sentido. No dia a dia é possível aplicar os princípios do orioki (comer meditando): silencio, tranquilidade, gestos calmos e atenção nos diversos sabores.


Fotografar, Pintar, Fazer Cerâmica, Bordar:  Alguns fazeres artísticos são pura atenção no aqui e no agora. A arte de fotografar meditando se chama miksang ("olho vivo" , em tibetano) e consiste em clicar o que captura a nossa atenção. fazer haicais (poesia japonesa que em pouquíssimas palavras captura a essência de um momento) pode ser outra forma de meditar na ação.


Caminhar, Correr, Nadar, Pular Corda: Essas atividades pedem e estimulam a capacidade de concentrar. O monge vietnamita Thich Nhat Hahn ficou célebre com seu livro Meditar caminhado (ed Vozes), em que ele narra como perceber os passos e o corpo. também indica algumas vizualizações simples, como imaginar que a cada passo se abrem flores de lótus a nossos pés. Os princípios do monge vietnamita podem ser aplicados a vários esportes e atividades físicas.


(www.shambhala-brasil.org)
Muta Paz!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Reflexões Quanticas para 2012!

Astronomicamente falando, o que sabemos é que o nosso planeta vem recebendo luz de alta freqüência na cor azul, já há alguns anos, proveniente da estrela Alcione que faz parte da Constelação das Plêiades, e que atingirá o seu ápice no final de dezembro de 2012.




Particularmente, não acreditamos que o mundo irá acabar, pois muito ainda temos que aprender por aqui. No entanto, já há algum tempo que testemunhamos os efeitos das mudanças climáticas e muitas situações catastróficas que não eram comuns no nosso planeta até pouco tempo atrás.

Por outro lado, enxergamos o ápice de uma crise planetária multidimensional. O nosso planeta, com grande parte das suas terras dilapidadas, mal cuidadas e muitas vezes envenenadas, já respira com dificuldade. O ser humano civilizado, responsável pela lógica da tecnologia e da ciência predominante nos últimos 400 anos, apesar das grandes realizações e descobertas, está cada dia mais doente e dependente de drogas químicas que o distanciam ainda mais de um verdadeiro estado de saúde e bem  estar.

Confiamos que esse mundo interior em desarmonia, responsável pelo mundo exterior em desarmonia, está tendo uma grande oportunidade de reconciliação. O fim do mundo que alguns acreditam que será em 2012, estaria então associado ao fim de um ciclo, de uma forma de ver o mundo que oportunizou a crise gigantesca pela qual passa a humanidade.

Fomos educados de modo a cuidarmos mal da terra e a maltratarmos o nosso corpo. Ignoramos o poder dos nossos pensamentos, não sabemos lidar com as nossas emoções e agimos, muitas vezes, a ignorar as leis invisíveis que regem o mundo espiritual. Desse modo, ciclicamente seguimos passando pelos mesmos problemas e desafios.

Já há algum tempo defendemos que o Paradigma Quântico – Relativístico - Holográfico, oferece uma base científica sólida capaz de contemplar o hemisfério esquerdo cerebral (racional, objetivo e analítico), bem como do hemisfério direito (holístico, intuitivo e sintético).

Temos um conhecimento capaz de integrar a ciência com uma espiritualidade genuína. Tal conhecimento nos permite acessar a sofisticada tecnologia do ser interior, capaz de proporcionar o tão esperado salto quântico de transformação que nos conduza a ser mais felizes e mais saudáveis, em todas as dimensões: física, mental, emocional e espiritual.

Quando falamos em Saúde Quântica, estamos nos referindo a essa saúde multidimensional, na qual TUDO É ALIMENTO. O que muda é apenas a freqüência desse aspecto vibracional da existência, como nos ensina a Teoria Quântica.

Atentos a essa dimensão energética e informacional (vibracional) da existência, estaremos prontos para o anunciado fim do mundo que acontecerá no decorrer desse ano de 2012.


Começaremos, assim, pelo cuidado com o nosso planeta, a nossa Mãe Terra. Buscando nos alimentar de produtos agroecológicos e reduzindo o consumo de industrializados, estaremos valorizando aqueles que lidam com a terra com o devido respeito, sem envenená-la e respeitando as suas leis próprias.



A seguir, vem o cuidado com o nosso templo, o qual é o nosso corpo, que os hindus chamam de corpo de alimento, POIS O QUE COMEMOS SE TRANSFORMA EM NOSSO CORPO.

Bilhões de anos foram necessários para desenvolver essa rara tecnologia e cuja melodia única precisa estar em harmonia com os sons genuínos da natureza.
Por isso, a atenção na qualidade do que comemos e bebemos é fundamental para o corpo expressar a sua música interior de saúde e bem estar.
Infelizmente, grande parte da humanidade se rendeu aos vícios alimentares que fazem com que adoeçamos em rítmo acelerado.


Outro alimento fundamental para a saúde do nosso corpo é a qualidade do que pensamos e do que sentimos.

As recentes descobertas da

Psiconeuroimunologia nos avisa que não há como pensar e sentir sem afetar o corpo.

Por isso, de agora em diante devíamos nos referir ao corpo-mente, quando falamos do nosso corpo.
Daí é que os velhos programas, os velhos softwares, capazes de nos colocar para baixo e de negar o nosso poder pessoal, precisam ser substituídos.


O mundo exterior não vai ficar uma maravilha de uma hora para a outra sem que acessemos novos programas, estimulando, assim, novas redes neuronais capazes de afetar positivamente as nossas crenças limitantes.

O fim do mundo estará bem próximo quando soubermos utilizar o imenso manancial do nosso corpo-mente e resgatar conscientemente o papel de criadores do nosso próprio mundo.


Desse modo, abrimos caminho para dimensão espiritual, que nada mais é do que compreender que leis invisíveis, regidas por uma ética cósmica fazem parte da construção da nossa realidade a cada instante.

Todos os nossos pensamentos, sentimentos e emoções são a matéria prima para a construção dessa realidade.
AS NOSSAS AÇÕES SEMPRE VOLTAM PARA NÓS MESMOS.
Fazemos parte da melodia que estamos compondo e não há como fechar os ouvidos e deixá-la de ouvir também. Na verdade, compomos a música da existência, sobretudo para nós mesmos. Daí  que a imensidão de acordes que se tornarão em novas e harmônicas melodias são as possibilidades que temos de afinar o nosso instrumento interior cada vez melhor para nos inserir na grande sinfonia cósmica do Universo, mais felizes e mais saudáveis.


Sendo assim, devemos estar atentos aos inimigos externos que desejarem sabotar e desvalorizar a nossa criação, mas sobretudo devemos estar atentos aos inimigos internos, as nossas crenças limitantes, que construíram a maioria dos nossos obstáculos. Estes são implacáveis e não há nem como se distanciar deles, pois nos acompanham 24 horas por dia até quando estamos dormindo. Um dos nossos maiores inimigos é o julgamento, pois quando julgamos construímos um obstáculo futuro para nós mesmos.

O exercício do perdão, da gratidão e, sobretudo, do amor é o nosso maior aliado para a alquimia da transformação do nosso mundo interior.

Que 2012 seja o ano em que todos nós ousemos acessar os  melhores acordes para cantar a canção de um novo mundo, resultado da nossa mais nova criação

(Wallace Liima)
Muita Paz!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...