terça-feira, 23 de abril de 2013

Quer realizar-se Plenamente? Expresse-se !


Texto: Catia Bazzan

Uma das maiores dificuldades que o ser humano tem é com relação a sua exposição. Geralmente agimos assim, por conta da repressão que sofremos em meio à família ou por questões culturais. E o pior é que não sabemos que quando deixamos de nos expressar, deixamos de expor as potencialidades que poderíamos oferecer ao mundo.
Perder a vergonha ou se expor para qualquer público sem medo do julgamento é um grande desafio. Isto porque precisamos trabalhar a autoestima e a insegurança, além de tantas outras limitações que cada um tem em particular.
Concordo que nem todo mundo tem o dom para o palco, mas precisamos considerar que todos nós precisamos transcender o que nos limita e o que nos esconde do mundo. Dificilmente nos expressamos de forma equilibrada, ou é demais ou não é nada. No entanto, falar poderia ser algo natural, já que em essência nós temos muitos dons e virtudes para compartilhar com as pessoas.
Nosso verdadeiro resgate é com relação a forma como vemos a nós mesmos ou o que temos como objetivo na vida. Quando não temos objetivos concretos, não temos motivos para estar neste mundo e isto nos apavora. Agindo assim, sem propósito, a tendência é fugir, dormindo demais, ou se ocupando com coisas que não são pessoais.
Por isso que precisamos nos alinhar aos nossos propósitos e cuidar mais desta parte de expressão.  E precisamos saber também que qualquer forma de arte e de expressão nos ajuda: exercícios, danças, caminhadas, corridas, escrever, fazer teatro, pintar, desenhar... Só precisamos descobrir qual dessas opções nos agrada mais e então brincar com uma delas. Assim teremos mais coragem e confiança para expor o que pensamos ou o que sentimos com equilíbrio.
São muitas as formas que nos ajudam a soltar essas amarras, só necessitamos saber qual delas está mais adequada com a nossa realidade e com os nossos gostos. Agora o que não dá é para continuar reprimindo aquilo que nos faz tão bem. Deixar para depois, para o dia que nos aposentarmos ou quando tiver um tempinho, não são as melhores maneiras de fugir da realidade que nos cerca. A ideia é assumir o que é bom, expressar as nossas vontades e fazer o que nascemos para fazer. Só isso.
Então, descubra o seu dom e vá à luta, mostrando para o mundo quem você é de verdade. Não se esconda atrás do que os outros vão dizer ou vão pensar sobre sua atitude. Desde que esta seja coerente e feita com amor, está tudo certo.
Por isso, desafio você a se perguntar como você quer se expressar para o mundo. Reflita sobre qual é o seu objetivo neste momento? O que você almeja para a sua vida hoje? Ou o que não está conseguindo fazer ultimamente?
Muita Paz!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...