Considerado o guru da modernidade, Rajneesh Chandra Mohan Jain, mais conhecido como Osho, nasceu na Índia em 1931 e na década de 70 tornou-se um dos místicos mais famosos por criar um movimento considerado muito liberal à época.
Osho pregava fundamentalmente a liberdade individual, através da meditação e do silêncio.
No entanto, suas técnicas e lições eram diferentes das tradicionais, e muito associadas ao mundo contemporâneo, daí sua fama.
Formado em filosofia, Osho costumava dar aulas e palestras sobre espiritualidade e sua técnica de "meditação dinâmica", além de pregar a importância do autoconhecimento.
Com o tempo, aquelas pregações tomaram o caráter de doutrina, gerando cada vez mais curiosos. Assim ele passou a fazer viagens ao redor do país levando seus ensinamentos. A procura era tanta, que começaram a publicar livros a partir das entrevistas e workshops que ele oferecia.
Os livros levaram a palavra de Osho a todo o mundo, o que atraía cada vez mais gente para conhecer de perto seu movimento. Ele acabou sendo conhecido como uma figura polêmica, que fazia críticas a religiões, não condenava a riqueza, falava sobre a importância do sexo e assuntos ligados ao mundo moderno, como ciúme e consumismo.
Passou uma má temporada nos Estados Unidos, tendo em seguida seu visto negado em 21 países e sendo obrigado a voltar à Índia. Contudo, apesar de tanta polêmica e perseguição, sua obra e fama continuaram. Sempre enfatizou a importância de se recorrer à meditação, fonte onde se pode atingir a verdade e o amor.
Morreu em 1990, mas seus ensinamentos são divulgados e compartilhados até hoje. Mais de 600 livros com seus ensinamentos foram publicados, muitos considerados Best Sellers internacionais. Eles são um dos principais veículos da palavra de Osho, embora hoje também é possível encontrá-lo em sites, redes sociais e DVDs.
Fonte: http://vilamulher.terra.com.br/osho-guru-moderno-cp-12-1-3209-161.html
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Mundo muda quando você sorri!! Compartilhe sua Felicidade!
O mestre Thich Nhat hahn diz: "Ao criar paz e felicidade em si mesmo, você começa a ver pz no mundo todo.
O mundo mudará em reposta o seu sorriso."
Muitas vezes, procuramos maneiras grandiosas de ajudar os outros; mas a coisa mais simpples, como um sorriso amável, pode fazer reverberar a bondade através do mundo.
A necessidade mais básica do ser humano é sentir amor. Só o amor pode nos fazer transcender a experiência da separação que é causa de todo o sofrimento.
Quem serve aos outros por que quer parecer uma pessoa genreosa, ou porque se sente culpado, está servindo a si mesmo.
Se sorrimos simplesmente por amor, transpomos a aparente distância que nos separa e sentimos nossa humanidade compartilhada.
A alegria é contagiante. Quando estamos contentes, passamos esse contentamento para os outros.
Se quisermos fazer bem ao mundo, a melhor coisa é começar com um sorriso.
Questão para Reflexão:
- Sinta-se alegre simplesmente por existir e partilhe esse sentimento com todos que encontrar hoje. Tome consciência da nossa condição humana comum e ofereça a todos um sorriso de reconhecimento. Diga silenciosamente: "Mesmo não te conhecendo, sinto o amor que une todos nós num único Ser."
(O Baralho Zen)
Muita Paz!