![]() |
www.tvrioverde.com.br |
Ela não é uma ideia, mas um estado de atenção da consciência que perpassa todas as ideias.
Essa consciência tem a vastidão do infinito, como o céu azul límpido, e as ideias são nuvens passando pelo céu.Quando focalizamos nossos pensamentos nas nuvens, deixamos de ver a vastidão do firmamento.
Os ensinamentos zen propõem que deixemos de nos preocupar com opiniões e adotemos uma atitude de "não saber."
Através do processo de não saber, podemos chegar a conhecer o conhecedor - a nossa Natureza Búdica.
Questões para reflexão:
- As suas opiniões estão impedindo que você perceba o que sua intuição diz a respeito da sua situação?
Pare de tentar desesperadamente ter uma opinião sobre o que está acontecendo e diga simplesmente "não sei". Aquiete as suas opiniões e as nuvens da confusão irão se dissipar e suas intuições se tornarão evidentes.
- Considere as opiniões que lhe são mais caras. Você sabe se elas correspondem realmente à verdade?
De fato, a vida e a morte são mistérios incompreensíveis. Em vez de preencher o vazio com alguma opinião, tenha a coragem necessária para assumir a sua profunda ignorância.
No Zen, a sabedoria não é alcançada por meio de ideias sobre a vida, mas pela experiência direta da vida através da nossa ignorância.
(O baralho Zen)
Hoje é sexta-feira início do final de semana, onde muitos de nós nos reunimos com amigos, familiares, para bater papo, descansar, comemorar, ajudar, enfim seja como for, mesmo que sozinho... Vamos praticar a não opinião sobre os assuntos. Como diz o provérbio chinês: "Se a palavra é de prata, o silêncio é de ouro." Devemos respeitar a liberdade da história de vida de cada um!
Muita Paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário