quinta-feira, 21 de julho de 2011

Assertividade, você tem?


            Há um tipo de comportamento que incomoda muita gente, que faz sofrer, mesmo que às vezes a pessoa pense que está sendo boazinha, mas este “boazinha” não trás bons resultados. São comportamentos de quem vive “engolindo sapos”, ou seja, um comportamento NÃO ASSERTIVO.

            Cuidado para não dizer: “fulano foi assertivo demais, jogou tudo na cara do outro”. Isso é agressividade, grosseria. Assertivo refere-se a equilíbrio, assim, não há como ser assertivo demais.

            Mas, então, o que é assertividade? Posso dizer que a forma de comportamento que todos deveríamos ter, porque com esse comportamento dificilmente deixaríamos de  atingir nossos objetivos. Fosse o objetivo reclamar de alguém que furou a fila do cinema ou de discutir com o cônjuge a educação dos filhos.

            Ser assertivo é ser claro, é conseguir colocar limites, dizer “NÃO” na hora que compreender que o outro está ultrapassando os limites, de forma certa e sem se indispor com os envolvidos. É conseguir se expressar, conseguir se colocar de uma forma afirmativa diante das pessoas e ainda assim ter essas pessoas do seu lado, ainda assim ter a simpatia das pessoas.

            Existem várias pessoas que tem dificuldade na comunicação. Vivem fazendo “favorzinhos” porque não sabem dizer não, ou o dizem de forma grosseira, estúpida, e depois precisam pedir desculpas. Tem aqueles que dizem: “Eu sou assim mesmo... o que eu posso fazer?”... ou "Eu sei que eu não ajo como gostaria... mas não dá pra mudar". A boa noticia é que dá para mudar sim. Existe algo chamado de “Treino de assertividade”.

            O não assertivo é aquele que não consegue expressar seus pensamentos e sentimentos de forma honesta, permite que os outros violem os seus sentimentos. Geralmente tem medo constante de estar incomodando as pessoas,  de chamar a atenção. Sente que não tem o direito de ocupar muito espaço.

            E porque é bom ser assertivo? Bem, primeiro porque nos livramos de parte das tensões e estresses do dia a dia. Porque grande parte deles está relacionada a comunicação. Um assunto que preciso resolver com o chefe, outro com o marido, esposa, filhos, colega, etc. São diversos assuntos que precisamos resolver durante um dia e muitos deles causam problemas por causa da comunicação. Ou o outro se magoou da forma como falamos, ou não conseguimos ser claros em nossos limites ou nossas intenções.

            O comportamento não assertivo pode ser olhado como passivo. Geralmente é um comportamento aprendido. As mulheres eram muito ensinadas a ser passivas, aceitar o que lhes fosse oferecido, ser boas meninas. Inda bem que hoje a educação está mudando. Mas muitas culturas ainda ensinam o comportamento passivo.

            Uma forma não assertiva sutil é percebida quando você não respeita a capacidade do outro em lidar com os problemas dele. É quando você assume responsabilidades que não são suas. Quando você assume o problema do outro porque acha que o outro não tem capacidade de lidar com aquilo. Mas muitas vezes você não está ajudando o outro. Você está atrapalhando o crescimento dele, você tirou a oportunidade dele de adquirir seu próprio aprendizado.

            Ser não assertivo é também quando você tenta evitar conflitos a todo custo

            O importante é saber que a assertividade pode ser aprendida, todo comportamento pode passar por um reaprendizado, e isso independe da idade.

            Bem ,então como ser assertivo? Expressar diretamente pensamentos, opiniões, sem ameaças, má educação, grosseria, tentando impor ou castigando as outras pessoas. É fazer os outros saberem quem você é, como pensa, sem humilhar ou dominar. Implica em ser respeitado (mas respeito se conquista, não se impõe). Deixar de ser servil. Não mais fazer de conta que o outro está certo e que você deve concordar com ele porque o outro é mais inteligente, mais rico, mais poderoso, etc.

            Você deve se dar a oportunidade de repensar todo esse comportamento, ou falta de comportamento, porque para quem é passivo falta atitude.

            Pare de se desculpar por existir. Se goste mais. Invista em você. Se não consegue sozinho procure ajuda profissional.

            Quem vive querendo ser tudo para todo mundo acaba não sendo nada para ele mesmo. Não se deixe levar pelo estilo camaleão, que tenta agradar aos outros e só aos outros, nunca a si mesmo. Não sinta culpa, troque a palavra culpa por responsabilidade. Ter responsabilidade significa que você tem condições de ser influente em sua própria vida.
(Ieda Dreger)
Muita Paz!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...